Histórico

História de Fundação do Sindicato.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheria, Bijuteria, Lapidação de Pedras Preciosas do Estado de Minas Gerais – SINTRAJÓIAS – MG foi fundado a partir 10 de março de 1986 sendo reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que concedeu a Carta Sindical como Sindicato dos Oficiais Joalheiros, Ourives e Lapidários de Belo Horizonte SINDJÓIASBH em pelo então Ministro Almir Pazzianot 20 de setembro de 1987.

Na verdade, o surgimento do Sindicato aconteceu em 1984 quando foi criada a Associação Profissional dos Ourives e Cravadores do Estado de Minas Gerais – APOCEMG, idealizada pelos Srs. Alcy Paiva, Julio Ferreira, Alan Caligiorne, Fernando Minelli, Walter Geraldo dos Santos, José dos Santos Pereira, João Candido, Osvaldo Evangelista de Lima, João Batista Mota, Ricardo Campos Miranda, Eni Fernandes, João Venceslau, José Mauro Bonfiol, Lucas A. Fernandes e vários outros integrantes da categoria, sendo alterado no mesmo ano o nome da APOCEMG para APERJ (Associação Profissional dos Empregados do Ramo Joalheiro), abrangendo os ourives, cravadores, gravadores, fundidores, polidores, rodinadores, lapidários, relojoeiros, apuradores, aprendizes e todos os empregados das empresas do ramo.

Dois anos após foi convocada uma Assembléia deliberando o pedido de reconhecimento da Associação como Sindicato, colocando em pauta a votação para aprovação do Estatuto com a denominação como Sindicato dos Oficiais Joalheiro Ourives e Lapidários de Belo Horizonte – SINDJÓIASBH e a eleição da Diretoria Provisória, constituída pelos membros efetivos os Srs. Alcy Paiva (Presidente), Alan Caligiorne, Walter Geraldo dos Santos, Sergio Guimarães e os membros suplentes os Srs. Wander Lucio dos Santos, Nelson Rocha Ferreira, Jose Carlos de Azevedo e José Candido, como membros efetivos do Conselho Fiscal os Srs. Darcio Vieira de Alencar, Caetano Carlos Gonçalves e Joaquim Maximiano de Andrade e os membros suplentes os Srs. José Jadir, Silvero Moreno e Leides Nunes Fontoura.Diretoria

Em 05 de fevereiro de 1988 foi realizada a eleição dos membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegado Federativo e no dia 05 de setembro de 1988 foram empossados pelos seguintes componentes da mesa: Srs. Julio Ferreira de Souza e sua esposa Sra. Terezinha Dutra Ferreira Miguel Morici, Paulo Lott (Delegado Regional do Trabalho de Minas Gerais) e sua esposa Sra. Maria Letícia Ferreira Lott, Alan Caligiorne, Raimundo de Almeida Vianna, José Eustáquio Cardoso, Caetano Carlos Gonçalves, José Mauro Bonfiol e Walter Geraldo dos Santos, ficando composta na seguinte forma: Diretoria Executiva: Presidente Sr. Alcy Paiva – Presidente, Tesoureiro Sr. Wander Lucio dos Santos, Secretário Sr. Glicio Paes de Souza, Diretor Social Sr. Sergio Guimarães, Conselho Fiscal: Sr. Leides Nunes Fontoura, Sr. Jose Carlos Azevedo, Sr. Pedro Afonso de Oliveira e como Delegado Federativo o Sr. Francisco José Duarte. As primeiras sedes provisórias eram localizadas á Rua São Paulo, 824, sala 210 – Centro –Belo Horizonte (sala em que situava a Oficina de Ourives de propriedade do Sr. Walter Geraldo dos Santos), depois foi para Rua Tamoios (sala do ourives Joaquim Maximiano), os quais ajudavam isentando o Sindicato de aluguel e taxa de condomínio pelo o mesmo não possuía recursos financeiros para arcar com os custos. Posteriormente o Sindicato passou a ter arrecadação financeira do recolhimento Contribuição Sindical dos trabalhadores da categoria, alugou uma sala situada á Rua São Paulo, 824, logo após se mudou para á Rua Espírito Santo, 1.059 e finalmente em 1997 com os recursos arrecadados das contribuições dos trabalhadores foi adquirida a sede própria que fica na Rua Espírito Santo, 466, Edifício Hercules, sala 1306, Centro, Belo Horizonte/MG.

PresidenteNo ano de 2003, foi convocada e realizada a Assembléia Geral Extraordinária para reforma Estatutária do SINDJOIASBH, passando a denominar SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE JOALHERIA, BIJUTERIA, LAPIDAÇÃO DE PEDRAS PRECIOSAS E RELOJOARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINTRAJÓIAS – MG, com extensão de base territorial para todo Estado de Minas Gerais, abrangendo a representação de todos os trabalhadores do 9º Grupo da Consolidação das Leis Trabalhista – CLT, sendo extensão territorial publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 19/12/2006, com a Certidão Sindical emitida pelo então Secretário do Trabalho e Emprego o Sr. Luiz António de Medeiros em 20 de março de 2007.

Paralelamente á luta em defesa pelos direitos dos trabalhadores da categoria e por uma melhor qualidade de vida, o SINTRAJÓIAS – MG investiu na saúde, lazer e descanso da categoria Assim, firmou parcerias com Clube dos Tecelões e clinicas médica ambulatória, dentária e hospitalar.

O SINTRAJÓIAS – MG mantém uma estrutura física e de pessoal especializado voltada ao atendimento de toda a categoria, na defesa intransigente dos direitos e na luta pela qualidade de vida da categoria profissional em que representa.

Esta história é possível ser contada devida à coragem, persistência e dedicação do nosso saudoso primeiro Presidente Sr. Alcy Paiva que durante a sua gestão de 1988 á 2003, dedicou-se ao Sindicato com honestidade, transparência, carinho e luta, tornando possível o Sindicato transformar em realidade.

1 comentário

  1. Glício Paes de Souza

    É com muita honra e saudades que lendo esta historia me recordo dos dias em que fundamos a AJOMIG, trabalhávamos na MANOEL BERNARDES, “Seu”Alcy Paiva, Valdir, Francisco, Francisco José, “Seu” Leides, Silvério Moreno, Antonio Vianna, entre outros. Nós saíamos de oficina em oficina recolhendo a mensalidade todos os meses e tudo era muito difícil…mas as dificuldades nos unia.
    Certamente poucos se lembram de nós e futuramente seremos apenas nomes em papeis, mas, valeu a pena pelo sentimento de vitória .Parabéns aos que continuaram a luta.
    Um abraço;
    Glício Paes de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>